Resenha: Febre Negra - Karen Marie Moning.

''Quando você começa a ler esperando um Titanic de emoções e recebe um barquinho com o nome de Sereia do Mar.''  

Olá leitores do Sede de Ficção, acho que alguns de vocês já perceberam que o blog anda um pouquinho parado. Bem, isso deve-se ao fato de eu estar passando por alguns problemas pessoais, mas em breve tentarei voltar com o ritmo normal das postagens. Então vamos com mais uma resenha da Lena Portela. Não se esqueçam de comentar.
Sinopse: "Um bom dia é aquele em que não há ninguém tentando te matar. Ultimamente não vem sendo fácil ter um bom dia." MacKayla Lane pode dizer que tem uma vida muito boa. Ela tem amigos maravilhosos, um trabalho honesto e um carro que só de vez em quando dá algum problema. Em resumo, ela é uma garota como qualquer outra da sua idade. Ao menos é o que ela pensa, até acontecer algo extraordinário: antes de ser morta na Irlanda, sua irmã deixa uma única pista do que pode ter acontecido – uma mensagem cifrada na caixa postal do celular de Mac.

A jornada em busca do assassino leva MacKayla a um território jamais imaginado; um mundo de sombras onde nada é o que parece, pois tanto o bem quanto o mal usam a mesma bela e traiçoeira máscara. Em meio a descobertas, Mac se depara com um desafio pessoal: preservar a própria vida enquanto lida com poderes que jamais imaginou ter.
Dotada de faculdades especiais, ela pode ver além do que meros humanos veem. MacKayla pode enxergar o ameaçador domínio dos Fae...

Titulo: Febre Negra (Série Fever)
Autora: Karen Marie Moning
Editora: Novo Século
Numero do Livro: Livro 1
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 280
Classificação: 3/5

Mac é uma mulher super fútil no começo da leitura, eu tenho que admitir. Ela é como uma copia da Barbie, ou seja: loura, magra, peituda, com lindas pernas, um lindo cabelo e lindos ossos ou coisa assim. Sim, ela é linda gente. E além disso, adora rosa e se veste á altura de sua coleguinha. Ela tem um tipo de vida fácil e descomplicada, trabalha como garçonete, tem pais ótimos, mora em uma cidadezinha provinciana e vai a faculdade quando lhe dar na telha. 

Tudo isso muda em um belo dia enquanto Mac está esparramada tomando sol; ela descobre que sua irmã está morta e que Alina deixou-lhe pistas em um último telefonema mencionando um tal Sinsar Dubh. A partir dai, é que vai começar toda a proposta dark do livro.

Decidida a investigar por conta própria já que a policia havia arquivado o caso por falta de provas, Mac viaja para Dublin na Irlanda, lugar onde Alina estudava e foi morta, e descobre que a irmã não estava agindo como ela mesma. Parecia que a garota que havia morrido na Irlanda, tinha mais coisas sobre ela do que Mac jamais conheceria. E é então que ela conhece Jericho Barrons, dono de uma livraria que ficava escondida em uma parte duvidosa da cidade. Ele parece saber sobre o Sinsar Dubh, na verdade, ele parece saber de muitas coisas. E quanto mais Mac mergulha no lugar sombrio que é Dublin, mais ela descobre que nada é o que parece. Que Alina tinha segredos. E que ela pode não saber tanto sobre si mesma quanto pensa.

O negócio com a Mac é que eu não estava botando muita fé nela. Sabe, por conta de toda a coisa de patricinha e tudo. A Karen tem uma escrita muito boa, descritiva mas sem ser cansativa e levemente irônica, o que deixa a Mac muito mais simpática do que eu a julguei ser. Alem disso, tem o detalhe de que o livro foge de todo aquele universo adolescente e isso por si só já é intrigante (Mac tem 22 anos). Eu gostei da mitologia Fae. Já havia ouvido falar dos Unseelies e dos Seelies, geralmente eles aparecem em livros sobre fadas ou encantados. A Karen criou um universo sombrio, decadente. Onde sombras espreitam em cada canto escuro da cidade e são capazes de sugar um ser vivo, e mesmo na parte mais movimentada e cheia de luzes ainda há ameaças. Os Unseelies estão cada vez mais numerosos e usam Glamour (uma espécie de disfarce ou distorção que oculta a verdadeira identidade de um ser) para enganar os seres humanos e alimentar-se deles. Alguns sugam beleza, outros vida e assim por diante. Já os Seelies são descritos como lindos de uma beleza extrema e desumana, eles se alimentam da energia sexual das pessoas. Mas não vá pensando que isso é bom. Não, humanos que passam pelas mãos de um Seelie se tornam viciados, quando não são mortos. Então dá para entender o nível de perigo ai, não é verdade?

E no meio de tudo isso há os videntes sidhe, pessoas que são capazes de ver através do Glamour.A Mac é uma Null, uma vidente sidhe mais poderosa ainda por conta de que ela não só pode ver os Unseelies/Seelies como também congela-los por um determinado tempo. E sabe com quem ela descobre tudo isso? Sim, com o Jericho, o tal dono da livraria lá. Ele é um personagem que começa misterioso e termina ainda mais misterioso. Mas sobre isso eu vou falar mais para frente. Barrons é uma especie de caça-tesouros do mundo Fae. Ele é bonito, sedutor e gosta de fazer piadinhas sobre a Mac. Não posso dizer que gostei dele já que nada é revelado sobre o personagem além de coisas obvias. Entretanto, isso é uma coisa minha. Eu prefiro personagens que tenham uma historia por trás e que revelem isso.

Mac e Barrons são aquela especie de casal que vive em conflito (e eu estou chutando isso, já que eles não são exatamente um casal. Sim, gente, nada é revelado, como eu disse.), a gente pode ver as faíscas voarem quando eles estão perto um do outro e a tensão entre eles cria uma ponte para um possível romance no decorrer da série. Bem, isso se o V'lane não resolver aparecer no meio da história deles e fazer com que a Mac tire a roupa. V'lane é um Seelie muito intrigante e só isso que eu posso revelar porque perde a graça se você souber quem ele é de primeira.(Sim, isso ai também é obvio depois de ler algumas paginas.)

Mac e Barrons formam uma especie de aliança depois que se conhecem e essa parceria é algo que dá um pouco de ação no livro. Porque a aparição de Barrons significava coisas a ser reveladas e a gente meio que sempre espera que ele apareça e faça alguma coisa, alguma coisa tipo agarrar a Mac. Fiquei um pouco frustrada com ele porque ouvi maravilhas sobre o tal Jericho e bem, ele não me pareceu grandes coisas. Talvez no segundo livro ele venha a fazer jus a sua fama, quem sabe? 

Enfim, o problema do livro, a razão das três estrelas é que apesar da trama muito boa, a escrita super, a capa bonita, a historia em si e a mitologia ser maravilhosa, a autora nos lança mistério atras de mistério e no final não revela nada. Deixa tudo em aberto e você meio que acaba se perguntado se as 280 paginas não poderiam ser mais bem aproveitadas. O excesso de perguntas sem respostas frustra o leitor e acabamos por não gostar tanto do livro por conta disso. 

Mas apesar de tudo recomendo porque é uma série, então acredito que tudo isso se encaixará no futuro e porque pela escrita e a mitologia diferente de Karen, o livro merece ser lido. E curiosidade: a serie teve seus direitos comprados pela empresa do diretor Steven Spielberg. O estúdio Dreamworks vai adaptar "Febre Negra" para os cinemas, então é possível que tenhamos um filme em breve já que dizem por ai que o livro é uma especie de "Crepúsculo para adultos".

Quote:
"- As vezes, Srta. Lane - disse -, é preciso romper com o passado para abraçar o futuro. Nunca é fácil de se fazer. É uma das características que diferenciam sobreviventes de vitimas. Deixando para trás o que era, para sobreviver ao que é." - Jericho Barrons Página: 94, Capitulo 8.

Resenha por: Lena Portela. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.