Resenha: Cidades de Papel - John Green.


''Quando se é um balão, romper o barbante e ser livre pode ser a melhor saída.''

Cidades de Papel, me surpreendeu, me irritou um pouco e acima de tudo me divertiu. Confesso que, a principio, superestimei o livro. Sinceramente não de como começar essa resenha - provavelmente você já notou que sempre digo isso em algumas resenhas. Então vamos ver o que sai.

SINOPSE: Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.

Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.

Titulo: Cidades de papel
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Número do Livro: Livro único
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 368
Classificação: 4,5/5

Em Cidades de Papel, conhecemos Quentin Jacobsen, ou simplesmente Q, um rapaz inteligente, engraçado e que está prestes a se formar no ensino médio. Durante sua infância, ele passava a maior parte do tempo com sua amiga e vizinha  Margo Roth Spiegelman, até que em um dia, brincando no parque os dois descobrem o cadáver de um homem. Passado todo o pavor da situação, Margo decide investigar quem era o cara e o que ocasionou a sua morte. 

Durante a adolescência suas vidas tomaram rumos diferentes, Margor se tornou a garota incrível-e-poplular da escola que todos desejam ser, enquanto Quentin virou o garoto nerd e centrado, com poucos e melhores amigos, porém durante todo esse tempo em que se afastaram Q nunca deixou de nutrir um sentimento puro e verdadeiro por Margor. 

Até que em uma noite qualquer de um cinco de maio, Margor entra pela janela do quarto de Q, e o convoca para ajuda-la em um plano mirabolante de vingança contra todos, que de certa forma, a traíram. Meio relutante, em participar de um plano onde possivelmente haverá arrombamento e invasão de domicílio (quem quer ser privado de entrar em uma faculdade, pois foi preso por arrombamento e invasão, não é mesmo?) Quentin decide acompanhar Margor nessa aventura. Pra mim essa é uma das cenas mais divertidas do livro, quando Margor dá inicio ao seu plano o leitor fica bastante curioso e ansioso para saber qual será a próxima etapa e onde aquilo levará os dois, em meia hora eu já tinha devorado mais de cem páginas do livro, pois minha curiosidade não me permitiu parar.

Assim que a noite termina, Quentin chega na escola no dia anterior crente que dessa vez as coisas serão diferentes na relação deles, mas ele descobre que Margo Roth Spiegelman desapareceu, e como isso já se tornou um habito ninguém fica lá muito preocupado, nem mesmo os pais da garota cuja relação não é das melhores. Os dias vão passando, o caos na escola se alastrando e Quentin fica cada vez mais preocupado com o paradeiro de Margor.
Margo sumia com tanta frequência que ninguém organizava campanhas no colégio para encontrá-la ou coisa parecida, mas todos sentíamos sua falta. O ensino médio não é nem uma democracia, nem uma ditadura — nem, contrariando a crença popular, uma anarquia. O ensino médio é uma monarquia de direito divino. E, quando a rainha sai de férias, as coisas mudam. Mais especificamente, pioram.
Porém Quentin decide agir por conta própria, e com a ajuda de seus amigos Ben e Radar, inicia-se a busca pelo verdadeiro paradeiro de Margor. Nessa que já é a segunda parte do livro, as coisas são um pouco mais reflexivas, pois é quando Q tentar desvendar as pistas deixadas para ele que vão desde um poema de Walt Whitman a locais abandonados. Mas como descobrir onde ela se encontra, quando nem ao menos ele sabe quem realmente é Margo Roth Spiegelman? Aos poucos ele vai descobrindo coisas sobre ela que ninguém imaginava que faziam parte daquela Margor que todos conheciam. E consequentemente essas descobertas, ajudam a entender a si próprio.

Os personagens secundários são um dos grandes feitos dessa estória, me refiro principalmente a Radar e Ben, os dois melhores amigos de Quentin, alguns dos diálogos deles são impagáveis, eu mesmo perdi a conta de quantas vezes dei boas risadas com os dois e as situações em que se metiam. O que eu me irritou um pouco, foram algumas das atitudes de Q, ele fica tão obcecado por encontra-la que acaba por deixar de viver alguns momentos de sua vida, o Quentin do começo do livro não é o mesmo do final.
[...] Talvez Margo precisasse testar minha convicção. Talvez dessa vez ela quisesse ser encontrada, e por mim. Talvez, da mesma forma como me escolhera na noite mais longa, tivesse me escolhido de novo. E talvez riquezas incontáveis estivessem à espera de quem a encontrasse.
Sem dúvida esse é um livro sensível, hilário e bem estruturado, John Green consegue levar o leitor a outro patamar, ele nos instiga a questionar quem queremos ser ou como queremos ser e se realmente conseguimos enxergar as pessoas que conhecemos como elas são ou apenas como queremos que elas sejam; você provavelmente já se perguntou a razão do titulo do livro, mas isso é algo que você precisa ler e entender, você pode está vivendo em uma cidade de papel, com pessoas de papel e nem saber.
É muito difícil ir embora — até você ir embora de fato. E então ir embora se torna simplesmente a coisa mais fácil do mundo.
Cidades de Papel foi uma das minhas melhores leituras desse ano, assim como se surpreendeu e divertiu, também me fez questionar sobre algumas coisas dessa vida. Super recomendo, você que é fã de Green não vai se decepciona e você que não é, vai adorar.

E isso pessoal! Comentem, o que você achou da resenha e se pretende ler o livro. Até a próxima. ;)

3 comentários:

  1. Oi Boa Noite,
    gostei muito de sua resenha e decidi ler esse livro que parece ser de fato, muito bom. Se der inicio hj mesmo, e mais uma vez, parabéns pela resenha!
    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

    Obrigada e boas leituras!!!

    ResponderExcluir
  2. Quem é você, Margo Roth Spielgelman? Foi à primeira pergunta que imaginei depois de ler os primeiros capítulos do livro. Uma obvia associação a “Quem é você, Alasca?”; primeiro romance de John Green. Associei por que as relações vividas por um jovem tímido; com suas metas e cotidianos bem planejados, se esbarram na vida de uma garota completamente aventureira, fora dos padrões de uma garota daquela idade. Uma garota com pensamentos liberais que queria se libertar dos padrões e costumes que todos ao seu redor viviam.
    E no primeiro romance de John Green, não foi diferente. Alasca foi, bem de perto, uma personalidade tão forte quanto Margo. Seu apego à literatura. Ser uma pessoa popular, mas com uma personalidade oposta do que muitos viam. E por possuir a atenção incondicional do narrador da história. Cheguei a pensar na hipótese de acontecer o mesmo final intrigante.
    Mas conforme fui entendendo os personagens secundários, e me aprofundando mais na história, minha opinião foi mudando. A mudança de comportamento dos personagens, ao longo do livro; as maravilhosas conversas, com apego filosófico, principalmente entre Margo e Quentin, e Quentin e seus Pais; e os momentos sem muita importância pra historia, mas que renderam muitas gargalhadas faz deste livro, uma boa indicação, que como eu, está tentando fugir da rotina literária de autores já conhecidos.

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo como parte principal.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

 
Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.